A gestão começa por nossa vida

gestao

Imagem: Picjumbo

O grande gestor que você deseja ser começa a se formar na forma que você está levando sua vida atualmente. A gestão de sua vida é seu maior projeto!


Quem já conversou comigo, sabe do grande prestígio que tenho pelo conhecimento de técnicas e ferramentas de gestão, principalmente aquelas que podemos aplicar em qualquer área de nossa vida. Técnicas que possamos reproduzir para gerenciar nosso tempo, trabalho, atividades diárias, etc.

Saber tratar a si mesmo com a qualidade de um especialista e fazer a gestão de nossa vida com responsabilidade, é sim uma qualidade a ser admirada e até mesmo para se orgulhar.

Mas então já que estamos falando de gestão, talvez você que está lendo este artigo já cogitou a ideia ou quem sabe sonhou em ser um grande líder, admirado e seguido por pessoas que acreditam em seus valores.

Mas você seguiria a si mesmo, hoje?

Essa é uma pergunta interessante, afinal, de que adianta projetarmos tantas coisas para amanhã se não conseguimos mostrar o mínimo do esforço e dedicação com aquilo que sonhamos? Se não conseguirmos mostrar desde agora que somos capazes!?

Flávio Augusto da Silva, do projeto Geração de Valor, falou uma frase que merece reflexão:
“Se você recebe um cheque de 10 milhões de reais para entrar na sua conta daqui 5 anos, você é rico hoje ou daqui 5 anos?”

Comprometimento com você mesmo é fundamental.

Então mesmo que você ainda esteja muito longe (tempo) de seu objetivo, lembre-se que: Se você está fazendo tudo para ir de encontro a ele e realmente acredita na sua capacidade, deveria começar agir da forma que deseja ser e representar seu sonho com seus atos no dia a dia. Isso é demonstrado com atitudes.

Agora pense que profissionalmente você já tornou-se um gestor “por status”, ou seja, tem essa “função”.

Veja também >> Não se esconda na crise – O recado de Abílio Diniz

Mas será que você está sendo um grande líder também? De que adiantaria então ser um gestor competente mas permitir que seu tempo não seja produtivo, que sua vida pessoas seja um bagunça, que sua agenda seja descontrolada, que sua vida financeira funcione pela sorte ou pior ainda, que o rumo de sua vida futura não está sendo guiado!

Isso é muito ruim! Credibilidade? Liderança? Seguidores? Respeito? Esqueça!

Organize sua vida e faça a gestão dela. Seja um líder de si mesmo e faça com que as coisas ao seu redor não saim de controle.

E se você é jovem e pretende tornar-se esse líder admirado e respeitado, capaz de mover barreiras… Então está na hora de começar demonstrar isso desde agora.

A gestão da sua vida não tem cargos e muito menos salários. Não haverá bônus no fim do ano nem premiações por méritos atingidos, não terá aumento nem mesmo gratificações ou brindes.

Mas virão recompensas! Algumas pequenas, outras grandes.

Mas acredite, a vida SEMPRE recompensa quem realmente vive hoje com a mesma energia que tem para imaginar seu futuro.

Por exemplo, no futuro quando estiver com 50 anos, você deseja transmitir a imagem de uma pessoa madura com uma grande cultura para compartilhar entre suas experiências e ainda ser respeitado por todos ao seu redor? Que tal agir da mesma forma agora com o que você já construiu para si?

Não importa se ainda é pouco, atitude não é indicador quantificável, é ação!

Vamos fazer acontecer? Beleza, o texto acabou… Vá e faça a sua parte!

Sobre o autor

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH