8 dicas de como se preparar para ser Trainee

objetivos

objetivos

Confira neste artigo algumas dicas para se preparar para ser um Trainee e conseguir dar o pontapé inicial na carreira de seus sonhos.


1 – Planeje-se.
Desde o início da faculdade, é fundamental se planejar e saber o que precisa ser feito durante os 4 ou 5 anos de curso.

2 – Tenha foco.
O ideal é você já uma ideia da área que deseja seguir carreira. Para com isso, poder investir melhor o tempo com cursos e estágios focados nesta área.

3 – Faça cursos extras.
É um diferencial bastante competitivo no currículo, pois mostra que o jovem é interessado em aprender e se especializar constantemente. Não precisa ser necessariamente cursos pagos, tem várias opções gratuitas. O importante é manter-se atualizado.

4 – Invista no inglês e em outra língua estrangeira.
A grande maioria dos processos seletivos exige inglês avançado. É obrigação tê-lo. Diferencial é ter uma 2ª língua estrangeira.

Veja também >> É possível estudar, descansar e ainda pensar na escolha da profissão? Veja as dicas!

5 – Adquira experiência profissional.
Um jovem que já trabalhou pode sair na frente dos outros, pois ele fica mais à vontade em um ambiente corporativo do que o outro que nunca tenha cumprido expediente.

6 – Faça trabalho voluntário.
É importantíssimo não só para o currículo, mas para o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Na faculdade, existe várias oportunidades de trabalhar voluntariamente e ainda adquirir experiência profissional na área escolhida. Alguns exemplos são a AIESEC e empresa júnior. Eu fiz parte das duas e garanto que vale muito à pena!

7 – Defina que tipo de empresa você deseja atuar.
Bens de consumo, indústria, mercado financeiro, construção, etc. É importante já ir pensando nisso, porque as oportunidades são inúmeras. Não adianta se candidatar a todos os processos só porque a empresa tem nome importante no mercado.

8 – Leia frequentemente.
Pode ser livros de carreira, revistas como a Você S/A ou EXAME, ou qualquer outra. O importante é manter a mente aberta a novos conteúdos todos os meses.

Quem escreveu

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho

Presidente & Fundador da Academia de Jovens Talentos, Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE e Diretor de Relacionamento da ICF – Capítulo Pernambuco. Coach de Carreira, palestrante, escritor e facilitador de treinamentos. Já trabalhou na área de Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais. Foi membro e conselheiro de Empresa Júnior por mais de 3 anos e voluntário selecionador das Olimpíadas Rio 2016. Tem formação técnica em Recursos Humanos e é estudante de administração na UFRPE. Já ministrou mais de 60 palestras para mais de 2000 pessoas. Possui 15 artigos publicados e 5 prêmios conquistados (acadêmicos e profissionais). É associado da ABRH – PE, International Coach Federation e Society For Human Resource Management – EUA.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta