5 Conselhos para quem está iniciando a carreira

5 Conselhos para quem está iniciando a carreira

Imagem: Unsplash

Confira 5 breves conselhos para ajudar que está iniciando a carreira e gostaria de contar com ainda mais dicas para crescer para cima e para frente.


Você acabou de sair da faculdade e tem um diploma lindo para colocar na parede. Cinco anos da sua vida dedicado aos estudos e no final você sai com uma bagagem de conhecimento que não sabe bem como aplicar ou como fazer o melhor uso.

Nenhum começo de carreira pode ser considerado fácil. Existe em cada um de nós uma mistura de sensações e questionamentos totalmente novos.  Perguntas como: Será que escolhi o curso certo? Será que fiz a profissão que combina comigo? Será que tem mercado para o curso que passei cinco anos estudando?

Calma! Nesse texto você terá acesso a cinco conselhos que podem ajudam você na sua jornada.

Veja também >> Melhor que sonhar é realizar

Novos amigos, novos colegas, novo ambiente. O cenário mudou e junto com ele benefícios como ser pago para fazer um serviço e ser cobrado quando não estiver bem feito.

  1. Eu sou bom no que faço? Aqui surge a dúvida e a insegurança de todo principiante. Você começa a questionar se todos aqueles anos na faculdade você conseguiu aprender o suficiente para estar trabalhando naquela empresa.
  2. Quais as minhas habilidades? É importante descobrir o que você sabe fazer de melhor, diferente ou interessante que pode ser interessante na hora de concorrer uma vaga. Em boa parte das entrevistas de trabalho essa pergunta acaba sendo feita. Leve a resposta pronta. Tire um tempo para descobrir o que você faz de bom.
  3. Vou ser feliz trabalhando nesse emprego? Você sabia que a maioria das pessoas são infelizes na profissão e que só trabalham pelos benefícios do cargo? É assustador, porém real. A natural surgir dúvida se você se imagina feliz fazendo a mesma coisa daqui cinco ou dez anos. É saudável questionar a si mesmo. É a sua vida que está nas suas mãos e só você tem o poder de escolher um novo trabalho, um novo curso até descobrir a sua missão no mundo.

4) Não gaste tudo que ganha: Esse conselho é valioso. Entenda o motivo. Sendo essa a sua primeira experiência como estagiário ou como efetivo em uma empresa torna-se necessário guardar todos os meses uma parcela do seu salário. Você define um valor e coloca em uma poupança. Existe uma instabilidade no mercado de trabalho que não permite que sejamos irresponsáveis ou despreparados. Assim sendo, poupar é mais inteligente que sair gastando até o último centavo.

 

5) Aceite as escolhas erradas como aprendizado

Quando estamos começando tudo é novidade. Cada aprendizado é importante. É de extrema importância que você leia muitos livros técnicos ou científicos que irão contribuir positivamente na sua caminhada profissional. O mercado quer saber de pessoas criativas, informadas e ativas. Não pare no tempo por achar que já aprendeu tudo na faculdade. Não aprendemos tudo nunca. Estamos sempre em constante mudança e evolução.

Você está começando a sua caminhada profissional e, assim você está sujeito a fazer escolhas equivocadas, inclusive trabalhar no que não gosta, aceitar um emprego pelos benefícios e passar a vida sendo infeliz por não conseguir descobrir o que verdadeiramente sabe fazer de melhor.

No começo da carreira você tem uma chance maior de recomeçar e buscar o emprego dos seus sonhos. Mas até lá não pare de tentar, de estudar e de dar o melhor de você.

Sobre o autor

Suélen Cursino
Suélen Cursino

Assistente social e técnica em Marketing por formação. Blogueira e youtuber por paixão. Acredito verdadeiramente que através das palavras motivamos o outro e criamos laços fortes na construção de um mundo melhor.
Assista mensagens edificantes no meu canal:https://www.youtube.com/c/suelencursinomensagens

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH