3 fatores que formam a produtividade

produtividade

Imagem: Picjumbo

Confira 3 fatores que são capazes de formar nossa produtividade e educar nossa forma de conduzir as atividades de maneira eficaz e eficiente.


A produtividade parece muitas vezes um tema profundo demais para ser compreendido. Porém quando você começa olhar para ela sem este misticismo e pensa em formas de atingir seus resultados de forma produtiva, você começa perceber que tudo é questão de aprendizado e policiamento pessoal para ir de encontro ao seu objetivo.

Cada vez mais, este blog procura estudar e compreender fatores cruciais para a formação e construção da sua produtividade. Seja você um empreendedor, estagiário, estudante ou gestor.

Acredito profundamente que a produtividade pode ser aprendida, mas depende de uma profunda educação para a realização de nossas tarefas, fazendo com que cada hora passada realmente transforme-se em um novo passo em direção aos nossos objetivos.

Confira abaixo 3 fatores que são capazes de formar nossa produtividade e educar nossa forma de conduzir as atividades:

1. Criatividade

A nossa produtividade varia-se em diferentes horários do dia, fazendo com que seja necessário aprender a nos controlarmos e nos educar para usar esses diferentes momentos da sua melhor forma. A criatividade permite-nos explorar soluções diferentes para um mesmo problema.

Neste caso, com criatividade podemos buscar soluções para engajar a nossa produtividade em momentos em que ela não está em sua melhor forma.

Eu costumo ser pouquíssimo produtivo após o almoço. Acredito que seja devido à digestão que ainda está sendo feita pelo meu organismo ou o meu cérebro me enviando uma mensagem, dizendo que gostaria de ser deixado quieto neste momento. Se eu forçar atividades que exijam demais dele, talvez eu esteja burlando e prejudicando minha forma de raciocinar.

Portanto, tento ser criativo para resolver isso, deixando para esta faixa de horário as atividades que são mais simples e consigo executar de forma mais mecânica ou natural, sem exigir tanto de meu pensamento e ainda sem deixar de ser produtivo, afinal, aquelas atividades por mais simples que sejam, precisam ser executadas.

Veja também >> A Influência da Crise Econômica na Carreira dos Jovens Brasileiros

2. Coragem

Quando estamos diante de situações que nos colocam sobre risco ou que nos provocam o medo de errar, é muito mais fácil ficarmos temerosos com as decisões que iremos tomar, por menos impactantes que elas possam ser. Estas decisões também são importantes e fazem parte do processo de construção de nossa produtividade.

Se você ficar atento, todas as “dicas” sobre produtividade que são ensinadas estão diretamente ligadas com decisões simples, mas importantes. Dizem “sim” ou “não” para uma atividade que iremos fazer ou então decidir qual horário iremos deixar para resolver cada problema, são importantes fatores que constroem nossa produtividade.

Obviamente, existirão erros neste processo. O que faz ser importante ter coragem para decidir racionalmente e principalmente para ser capaz de compreender quais os erros que fazem nossa produtividade decair e quais acertos são capazes de tornar-nos cada vez mais produtivos em nossas atividades.

Veja também >> Aprenda qualquer coisa em apenas 20 horas

3. Propósito

Para que você possa realmente se sentir produtivo ao final de um dia longo e cheio de atividades, é importante você perceber o quanto cada uma dessas atividades foram importantes para você caminhar em direção aos seus principais objetivos ou metas, ou seja, perceber que tudo aquilo que preencheu o seu dia, foi capaz de fazer o seu trabalho realmente sair do lugar.

Por falar nisso, a única forma de mensurar a produtividade de uma hora ou de um dia inteiro, é em relação ao objetivo final. Não é possível medir a produtividade por número de tarefas realizadas ou problemas resolvidos, afinal, esses problemas ou atividades podem não ter importância nenhuma para sua missão final.

Existem momentos no seu dia a dia que você irá se deparar com atividades que parecem não estar indo no caminho do seu propósito ou meta. Porém, algumas dessas atividades podem ser cruciais para estes objetivos, mesmo que agora você não seja capaz de compreender a ligação entre eles.

A produtividade, não faz sentido sem um propósito.

Estes 3 fatores são importantes para a construção de sua produtividade, porém antes de mais nada, é muito importante que você esteja disposto a mudar seus hábitos ruins e adquirir novos hábitos.


Inspirações para este artigo:
“Trabalhe Menos, Faça Mais” por Marcia Kedouk – Revista Você S/A (Ed. 190)

Quem escreveu

Redação Sucesso Jovem
Redação Sucesso Jovem

Portal Sucesso Jovem é um portal para desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta